A vitalidade das pessoas, em geral, vem diminuindo devido a vários fatores, como, mudança na dieta, estilo de vida, aquecimento global, estresse mental e tensão – tudo isso levou ao aumento da toxicidade em nosso organismo. Essa é a razão pela qual as dietas de desintoxicação ou detox estão cada vez mais populares.
Existem 3 tipos de toxicidade: em casa, alimentar e ambiental. Há toxinas no ar poluído que respiramos, nos alimentos processados que ingerimos, em bebidas, produtos químicos de limpeza, cosméticos e até em certos tecidos que vestimos! Quase tudo que inalamos ou ingerimos nos dias de hoje, especialmente nas cidades modernas e municípios, contém toxinas, metais pesados, microorganismos e etc...como: bactérias , vírus, fungos e parasitas que entram no nosso intestino. Mas a boa notícia é que o nosso fígado, em geral, faz um grande trabalho de limpeza das toxinas do nosso corpo. Pense no fígado como um filtro, que filtra os resíduos (as células mortas e detritos) e substâncias tóxicas (produtos químicos, drogas, microorganismos, etc) de nosso sangue e purifica-o. Através disso você pode perceber o quão importante é o papel do fígado. No entanto, a sobrecarga de toxinas está chegando a um ponto onde a maioria das pessoas estão com vários sintomas que não conseguem entender o motivo, para aliviar os sintomas tomam remédios e assim acabam prejudicando mais e mais, por isso a necessidade de uma dieta que desintoxique o fígado.
Sintomas de um fígado prejudicado:
Pessoas que não têm o fígado saudável geralmente sofrem de fadiga crônica e dores. Eles não são enérgicos, são propensos a problemas digestivos (prisão de ventre, náuseas, síndrome do intestino irritável, etc.), problemas relacionados ao alto nível de colesterol, alergias, depressão e distúrbios do nível de açúcar no sangue. Os principais sintomas de uma disfunção hepática são:
* Sensação de cansaço, lentidão, letárgico, deprimido;
* Evacuações irregulares;
* Inchaço, gases, indigestão;
* Problemas de pele como: a pele seca, eczema, acne e psoríase;
* Círculos escuros sob os olhos – a olheira;
* Desagradáveis odores corporais e mau hálito;
* Barriga protuberante.
Dicas para limpeza do fígado
Normalmente desintoxicação ou limpeza do corpo acontece de forma natural, através da eliminação de resíduos, pelo suor, fezes, respiração, etc. O fígado “recebe informações” do cólon e dos rins, e assim purifica o sangue. Mas quando tem toxinas demais o fígado fica sobrecarregado e é incapaz de desempenhar a sua função de forma eficaz e, como resultado, é forçado a passar as toxinas para corrente sanguínea e através dela para as outras partes do corpo. As toxinas não eliminadas se depositam nos tecidos do corpo como gorduras e lá permanecem por semanas, meses, às vezes anos e se acumulam no cólon e em outros tecidos do corpo. Se isso não for evitado, a longo prazo, pode levar a câncer de fígado e outras doenças graves. Daí, a necessidade de dieta de desintoxicação do fígado.
Como mencionado anteriormente o fígado filtra as substâncias indesejáveis do nosso sangue e nos ajuda a ser saudável. Agora, assim como qualquer outro filtro, o fígado também precisa ser limpo de tempos em tempos, a fim de permanecer saudável, e a melhor maneira de fazê-lo é incorporando os hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e higiênicos.
A seguir estão algumas dicas valiosas para a desintoxicação do fígado.
Uma dieta de desintoxicação do fígado normalmente começa com um período de “lavagem” através do jejum ou uma dieta líquida. Abster-se de comida por algum tempo ajuda o fígado e o trato digestivo descansar e se recuperar. Existem vários sucos para limpar o fígado. A mais popular e mais simples é tomar um suco de limão sem açúcar.
A tendência é sermos negligentes com o tipo de comida que comemos. Sem alimentação adequada, o fígado não pode funcionar de forma eficaz. Por isso, é extremamente necessário comer certos tipos de alimentos, para evitar deficiências nutricionais.
A maioria dos nossos alimentos vem com produtos químicos e pesticidas sintéticos. A carne bovina e o frango vêm com altas doses de antibióticos e hormônios de crescimento. Muitas pessoas hesitam em comer alimentos crus, mas há várias receitas que utilizam esses alimentos. Devemos higienizá-los de forma adequada para diminuir um pouco as toxinas presentes. Se puder opte pelo orgânico. Pelo menos 1/3 da nossa dieta deve consistir em alimentos crus.
Entre outras coisas, necessitamos evitar consumir alimentos que não sabemos a origem e como foram preparados (por exemplo: se foi por pessoas com higiene precária), e procurar sempre consumir alimentos que foram preparados em ótimas condições de higiene. Devemos também fazer algum tipo de exercício que irá ajudar na desintoxicação do fígado e mantê-lo saudável.
Lembre-se que temos apenas um fígado e é de extrema importância apoiá-lo através de uma dieta saudável.
MUDE DE HÁBITOS E TENHA QUALIDADE DE VIDA!!!
Muito bôa a dica.
ResponderExcluirO meu fígado deve estar em frangalhos!
Grato! Maurício Fayzano
Obrigada Fayzano.
ResponderExcluirAproveita para fazer uma detox.
Abraço