quinta-feira, 2 de junho de 2011

Até onde a nutrição ajuda a combater o câncer?

           A nutrição é muito importante para manter e recuperar sua saúde. Comer mais não é o critério, mas comer bem é o ponto.

Muitos alimentos aceleram o câncer e outros ajudam a controlar seu crescimento. Então, fazer planejamento alimentar é muito importante para prevenção e controle do câncer. O Instituto Nacional do Câncer (The National Cancer Institute) estimou que pelo menos 35% de todos os cânceres têm uma conexão nutricional. Quando um fator de estilo de vida, como o tabagismo, está incluído o risco associado se torna muito mais forte e pode ser tão alto chegando a 85%.

O que comemos faz uma grande diferença no nosso humor, nossos níveis de energia e até mesmo a nossa auto-estima. Fazer algo positivo para a nossa saúde e bem-estar significa escolher alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas e legumes. Você deve saber disso! Prefira alimentos de origem vegetal, em vez de origem animal, pois eles têm muito mais os fatores de proteção que precisamos, nestes alimentos você encontra os fitonutrientes que são substâncias que têm um efeito muito importante na prevenção de doenças, como o câncer.

Os seres humanos podem se beneficiar destes fitonutrientes. Antioxidantes, anticancerígenos e os bioflavonóides são alguns dos termos usados ​​para descrever as ações de fitonutrientes. Você pode encontrá-los em frutas, vegetais folhosos verdes escuros, frutas cítricas, leguminosas como soja e cereais integrais.

Estudos já comprovaram os benefícios da proteína de soja em pessoas em risco de câncer de mama e de próstata. A proteína de soja contém diversos fitonutrientes ativos que podem proteger contra as ações destas células cancerígenas.

Coma muitos vegetais! O brócolis faz parte do grupo dos vegetais da família dos crucíferos que é comprovadamente muito bom para pacientes com câncer.

A fibra é uma praticamente uma obrigação! A fibra dietética é a parte não digerível dos alimentos de origem vegetal. A fibra ajuda a manter um cólon saudável. A sugestão de ingestão de fibras é de 20-35 gramas por dia. Você consegue consumir fibras com uma alimentação rica em cereais integrais, leguminosas, verduras, frutas, nozes e sementes.

Agora vamos ver como você pode lidar com a prevenção do câncer ou de reincidência do câncer através da alimentação planejada adequadamente.



Listagem de algumas coisas que devem ser evitadas e que devem ser incluídas na sua rotina:

- Fritar carne, frango, peixe ou batatas qualquer outro tipo de fritura em excesso pode causar câncer pela substância chamada acrilamida.
- Temperos prontos de carne, frango, legumes, entre outros, contêm substâncias que podem formar células cancerígenas, mas podem não ser tão prejudiciais quando consumidos em pequenas quantidades.
- Cuidado com o uso do microondas, pois ele emite radiações que podem causar câncer. Utilize esporadicamente.

Lembrando que tudo que você consumir em excesso é prejudicial à saúde trazendo risco de desenvolvimento de câncer.

- O peixe é uma fonte boa alimentar de ácidos graxos ômega-3.
- Desfrute de uma variedade de alimentos tenha uma alimentação rica em grãos integrais, frutas e legumes.
- Leia rótulos e escolha produtos isentos ou com menor quantidade de gordura.
- Limite, ou melhor, restrinja o consumo de álcool e cafeína.


Mude seus hábitos e tenha qualidade de vida. Evite esses alimentos mencionados, procure ter uma alimentação com qualidade nutricional. Cuide de você, somente você pode fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação! Seu comentário é muito importante para melhorarmos nosso blog e assim deixá-lo mais informado.