Ter uma boa noite de sono faz com que seu dia de trabalho (ou o dia da escola) seja muito melhor. Se você tem dificuldade para dormir, você já sabe o quão difícil pode ser ficar alerta durante o dia seguinte. Mas você sabia que o sono também é importante para sua saúde? As pessoas que têm perda crônica de sono correm risco de ser obesas, desenvolver doenças cardíacas, diabetes, etc.
Se você não dormir o suficiente durante a noite, você pode contar com a cafeína para mantê-lo acordado durante o dia. A cafeína é um estimulante, encontrada no chocolate, chá, alguns tipos de refrigerantes, bebidas energéticas e no café. O consumo exagerado de cafeína faz você tremer e se você consumi-lo ao final do dia, o seu sono continuará prejudicado, assim tornar-se um círculo vicioso: você usa a cafeína para animar, mas então você não consegue dormir, no dia seguinte você usa mais cafeína e perde o sono novamente naquela noite. E assim vai. Você pode até achar que está tendo uma ótima noite de sono, acontece que o estímulo que a cafeína faz no cérebro quando você a toma impede que você chegue ao sono profundo, àquele que você precisa para acordar bem disposta no dia seguinte.
Abandonar o vício da cafeína não é fácil. Muitas pessoas sofrem de, aparentemente, “sintomas de abstinência”, como dores de cabeça, sonolência, sensação de gripe, irritabilidade e falta de concentração, e quando você consumir novamente, tudo desaparecerá... Só que esses sintomas, só estão sendo mascarados pela cafeína. Você já percebeu que quase todos os remédios para enxaqueca, ou para dores em geral, contêm cafeína? Quando passa o efeito do remédio, tudo volta a doer da mesma forma. Esse ciclo, de consumo de cafeína para eliminar sintomas, impede que achemos a causa raiz do problema e assim não conseguimos realizar um tratamento completamente eficaz.
Existe uma forma evitar os sintomas da retirada do café. Retire de forma gradual. Experimente o café descafeinado misturado com o café regular. Assim, ao longo das semanas, aumente a quantidade de café descafeinado até conseguir retirá-lo por completo.
A dieta e um bom sono não estão relacionados somente com a cafeína. Existem várias outras maneiras de escolher os alimentos para dormir melhor.
- Evite alimentos condimentados, pesados, ou qualquer alimento que você sabe que pode te causar azia, o que torna difícil para você dormir à noite.
- Coma cerejas, elas não são só ricas em vitaminas, ela contêm melatonina, uma substância encontrada no corpo humano que ajuda a regular o sono. Consumir cerejas frescas ou secas antes de ir para a cama pode ajudá-lo a dormir melhor.
- Evite comer alimentos que contêm gordura em excesso. As pessoas que comem muitos alimentos gordurosos também podem ter dificuldade para dormir. Certifique-se de consumir alimentos ricos em ômega-3, pois contém o ácido graxo EPA (ácido eicosapentaenóico - encontrado nos peixes, especialmente o atum e salmão, azeite de fígado de bacalhau entre outros azeites) que tem um papel na indução do sono em seu cérebro.
Pessoas que não dormem o suficiente têm tendência de comer em excesso, acrescentando petiscos açucarados e ricos em carboidratos em suas dietas. Todas as calorias extras podem levar à obesidade, assim não só os alimentos que você come afeta como você dorme, mas a qualidade de seu sono também afeta os alimentos que você escolhe para comer. Por isso, atenção ao que você come, pois uma noite mal dormida, pode te trazer vários outros problemas associados.