quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dicas de Alimentação Saudável no Inverno

Queridos Leitores, 

Hoje vou publicar uma reportagem que minha amiga e nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Joyce Mara Diniz Xavier Lima concedeu ao site da Saúde do Governo de Minas Gerais (www.saude.mg.gov.br) sobre a alimentação durante o inverno. 

A partir de hoje, a Joyce vai ser colaboradora do blog, quando ela tiver textos, ou entrevistas, postarei aqui para vocês acompanharem e terem mais dicas para melhorar a saúde através da alimentação saudável.

Então vamos lá e aproveitem as dicas da Joyce!!!!



SES: Porque no inverno as pessoas sentem mais fome? Existem recomendações específicas de alimentos a consumir nesta época do ano?

JM: Isso acontece porque quando as temperaturas caem, o gasto energético é maior, já que o nosso organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal dentro da normalidade.  Para repor essa energia o nosso corpo “pede” comida, já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia.
Embora essa energia extra seja usada para controlar a temperatura, é melhor não abusar. Já que, geralmente os alimentos consumidos no inverno são muito calóricos, podendo resultar em um aumento de peso indesejado.
Além disso, a atividade física, por conta da preguiça mais comum no frio, é reduzida, o que também pode contribuir para um ganho de peso.
Como lembra a acadêmica de Nutrição Nathane Rodrigues, uma boa recomendação para esta época do ano, é dar preferência para o consumo de alimentos quentes, já que o calor deles ajuda a manter a temperatura corporal, evitando muitas vezes a necessidade do consumo de calorias extras para nos aquecermos.

SES: Quais dicas de alimentação podem ser dadas para a pessoa que deseja manter o peso nesta epoca do ano? é verdade que é uma época benéfica ao emagrecimento?

JM: Esta época pode ser benéfica para perder peso, pois se o corpo demanda mais energia e você não aumenta seu consumo diário, teremos um consumo menor que a necessidade (déficit negativo) fazendo com que você emagreça. Escolher os alimentos corretos e nunca exagerar é a melhor alternativa em qualquer estação.
Algumas dicas para esta estação especificamente é na hora de tomar um chá ou um leite quente, reduzir a quantidade de açúcar ou dar preferência aos adoçantes naturais como a stévia. Para as sopas, consuma aquelas preparadas com vegetais e grãos integrais. 
Além disso, no inverno consumimos poucas frutas, porém elas são de extrema importância e devem ser ingeridas diariamente. E apesar de não sentir tanta sede, não devemos esquecer-nos de tomar bastante água. Outra dica é não abusar no óleo e no açúcar durante a preparação dos alimentos.

Além destas, seguem outras dicas:

SOPAS: Ao invés de acrescentar creme de leite, uma opção é utilizar legumes batidos. Para dar uma engrossada, adicione farelo de trigo, pois, além de dar mais sabor, proporciona uma sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.
CHÁS: São ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados.
FONDUE: Para quem não abre mão desta delícia, prepare-a com leite desnatado e queijos magros e troque o pão ou o biscuit por legumes.
CHOCOLATE QUENTE: Use leite desnatado e achocolatado diet ou cacau em pó e adoce com mel ou adoçante.



Joyce Mara Diniz Xavier Lima
Nutricionista

joycemaradx@yahoo.com.br








Obrigada Joyce pelas dicas!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação! Seu comentário é muito importante para melhorarmos nosso blog e assim deixá-lo mais informado.