domingo, 24 de julho de 2011

Você sabe a diferença entre "diet" e "light"?


Eu pensei em um tema interessante e útil para falar para vocês hoje.

Qual é a diferença entre "diet" e "light"? Esses termos são muitas vezes utilizados nos rótulos dos alimentos e pode causar confusão entre os consumidores. Então eu gostaria de esclarecer as características de cada um para ajudá-lo a escolher o produto mais adequado para o seu caso!

 Muitas pessoas são mal informadas sobre a diferença entre o light e os diet e tendem a consumir mais desses produtos, consequentemente comendo um valor maior de calorias do que o que teria feito com os produtos regulares.

Os rótulos dos produtos diet podem ter um das seguintes palavras escritas sobre eles: "não contém", "livre de", "zero", "sem", "livre de um determinado nutriente ou ingrediente". Produtos dietéticos ou diet são aqueles que não têm um ou mais ingredientes em sua composição (carboidratos, açúcar, gordura, sódio, etc) e são geralmente prescritos para pessoas com certas condições médicas, tais como:

- Ausência de açúcar - recomendado para diabéticos
- Ausência de gordura - indicado para pessoas com altos níveis de colesterol e triglicérides
- Ausência de sal - indicado para pessoas com hipertensão

É comum pessoas que querem perder peso adicionarem em sua dieta produtos diet, mas muitas vezes o conteúdo de calorias não é menor do que os produtos regulares. Podem até ser mais calóricos!

O chocolate diet, por exemplo, não tem açúcar (o açúcar é substituído pelo adoçante), mas ainda tem gordura e é rico em calorias - o fabricante, muitas vezes acrescenta mais gordura à fórmula para manter a consistência e torná-la mais palatável. Assim, o produto é adequado para os diabéticos, mas não traz nenhum benefício para alguém que está tentando perder peso, especialmente se mais de uma barra é consumida por dia. O mesmo vale para bolos, pães, biscoitos e outros produtos.

Em alguns outros produtos dietéticos os nutrientes eliminados como o sódio ou proteínas não alteram ou diminuem a quantidade de calorias em comparação com o produto regular. Portanto, mesmo se um produto é a diet, ele deve ser consumido com moderação ou o consumidor pode ganhar peso.


Produtos rotulados light no pacote são descritos como "Low", "reduzida" ou "menos".

Produtos light são aqueles que mostram uma redução de pelo menos 25% em um dos seus ingredientes, como açúcar, gordura, etc ...em comparação com o produto regular. O produto ao qual o alimento é comparado é indicado no rótulo. Estes alimentos são mais adequados para as pessoas que querem controlar sua ingestão de calorias!

Produtos light ajudam a perder peso se você está consumindo calorias de forma equilibrada ou abaixo do padrão alimentar, mas é importante notar que o excesso de consumo de um produto que contém menos calorias do que o original pode levar à ingestão da mesma quantidade de calorias ou até mais quando comparado com o consumo moderado de algo não light. Maionese, por exemplo, é naturalmente rica em calorias. Embora a sua versão light tenha uma redução calórica de 50% em relação ao tradicional, é importante notar que o produto permanece calórico e devemos ter cuidado para não exagerar no consumo.

Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte, por exemplo. Este alimento é considerado light por ter baixo teor de gordura e diet porque não tem açúcar.



Atenção ao rótulo!!!


Espero que a diferença entre os dois esteja mais claro agora e espero que este artigo lhe dê orientação sobre o que comprar de acordo com a sua situação! Se você precisa de um acompanhamento mais próximo para o seu estilo de vida saudável, não hesite em entrar em contato comigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação! Seu comentário é muito importante para melhorarmos nosso blog e assim deixá-lo mais informado.