segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Intestino preso x Desintoxicação


Nada existe de melhor para desintoxicar o organismo do que uma dieta de sucos vegetais crus por um período de tempo. Os vegetais crus contêm tudo o que o organismo necessita para se restaurar.
Invariavelmente as pessoas doentes estão há muito tempo sofrendo de prisão de ventre. Mesmo aquelas que evacuam diariamente, podem estar eliminando apenas o excesso, ou aquilo que já não cabe nos intestinos.
Você pode até fazer um teste. Consuma meia xícara pura de sementes de mamão sem mastigar e marque o dia e a hora, e observe diariamente suas evacuações para ver quando sairão as primeiras sementes. Depois comente aqui.
Várias pessoas têm algum atraso na drenagem de seus intestinos. Mesmo quando a pessoa tenha ocasionalmente uma diarréia, isso não prova que não sofre de prisão de ventre. Aliás, essa diarréia pode justamente ser a prova de que a prisão de ventre exista.
Há pessoas cujos intestinos se deformaram ao ponto de ter dobras e bolsões em vários lugares; ali param as fezes por semanas, meses e anos, produzindo toxinas que, através da mucosa e depois instaladas na corrente sanguínea, vão intoxicar todo o organismo. Aí começam as doenças. Se você tem qualquer problema físico, não importa em que parte do corpo se manifestou a doença, esteja certo que, antes de sentir o primeiro sinal do mal, seu intestino deixou de funcionar satisfatoriamente. Uma pessoa que come regularmente bom alimento, bem combinado e drena os intestinos, diariamente, não fica doente.

Razões porque os sucos vegetais são melhores
1-      Algumas pessoas têm seus órgãos digestivos a tal ponto enfraquecidos e inativos, que mesmo os melhores alimentos não são aproveitados em mais do que uns 20%. Assim, não é a mesma coisa comer uma fruta ou tomar o seu suco. Uma pessoa que tenha úlceras ou colite não pode ingerir verduras cruas, mas pode tomar o seu suco.

2-      Outra razão importante é o fato de que tantas são as pessoas que não mastigam cabalmente seus alimentos; umas porque não sabem fazê-lo, e outras porque não têm dentes perfeitos.
3-      Outra razão ainda é porque os vegetais, em forma de sucos, são aproveitados pelo organismo numa porcentagem jamais atingida pelos alimentos em outras formas. Em poucos minutos os valores nutricionais dos sucos já estão alimentado o organismo. 
4-      Talvez o argumento mais substancioso em se tratando de alimentação de doentes é que, em forma de sucos, qualquer indivíduo é capaz de ingerir quantidades enormes de nutrientes como o não faria consumindo alimentos sólidos. E isto é importantíssimo quando se consideram as necessidades orgânicas daqueles que estão sofrendo. O doente além de intoxicado está desnutrido.

Há muitas sugestões que são indicadas para uma dieta de desintoxicação: Algumas mais drásticas outras mais suaves. É verdade que em todos os casos graves, tem de tomar a sério o programa, para que os resultados sejam mais rápidos. Mas não havendo urgência, a desintoxicação poderá ser efetuada em longo prazo.

Próxima postagem: Sugestões de como desintoxicar.




Os Benefícios da Cebola para a Saúde


A cebola é considerada uma planta curativa.
Na antiguidade, as cebolas eram tidas como alimento que proporcionava muito energia e resistência. Escravos e trabalhadores eram alimentados com dietas ricas em cebola para que se mantivessem fortes e aptos para o trabalho braçal.
            As cebolas são usadas externamente como anti-séptico e para aliviar dores e, internamente, para aliviar cólicas causadas por gases intestinais, e também para atenuar sintomas de hipertensão e o alto colesterol.
            Através dos séculos, a cebola tem sido usada para tratar problemas de rins e bexiga. Os herboristas modernos a recomendam como expectorante e excelente diurético.
            George Washington disse uma vez: “Meu remédio, quando estou resfriado, é comer uma cebola assada bem quente antes de ir para a cama.”
            Muitas pesquisas demonstraram que as cebolas elevam o HDL (bom colesterol) e baixam o LDL (mau colesterol). Elas retardam o surgimento de coágulos no sangue, regulam o açúcar na corrente sanguínea e podem ajudar a prevenir o câncer.
            Uma única colher de sopa de cebolas cozidas pode também ajudar a anular os efeitos adversos de uma refeição excessivamente gordurosa.
            Mais de 150 substâncias químicas já foram isoladas na cebola. Muitas dela ainda estão sendo estudadas.
            Cebolas cruas parecem ter o maior valor nutritivo e terapêutico que cebolas cozidas. O cozimento aparentemente reduz a capacidade que elas têm de limpar o sangue e de reduzir o colesterol, mas esses resultados ainda precisam ser mais pesquisados.
            Das 150 substâncias presentes na cebola, o enxofre é um dos principais, pois estimula os sistemas enzimáticos do fígado que desintoxicam o organismo de compostos prejudiciais e ajuda a bloquear o crescimento de tumores em animais.
            A cebola possui propriedades antibióticas que são eficazes no combate a uma variedade de bactérias, fungos e parasitas. Também contém flavonóides, que são radicais que sustam as reações dos radicais livres.

            Meia xícara de cebola crua contém:
Calorias
27
Sódio
2 mg
Potássio
126 mg
Fibra
0,6 g
Carboidratos
5,9 g

As cebolas ainda são ricas em vitaminas, especialmente, vitamina B (tiamina), B2 (riboflavina) e C.

Texto por Dr. Don Colbert